Pesquisa realizada pela Diretoria de Gestão de Informação da Ageprev (Agencia de Previdência Social de Mato Grosso do Sul), órgão responsável pela coordenação dos trabalhos relacionados ao Censo Previdenciário demonstra que 318 segurados do RPPS (Regime Próprio de Previdência Social de Mato Grosso do Sul) permanecem irregulares, ou seja, não atualizaram seus dados censitários, o que quer dizer que estão com vencimentos líquidos suspensos.
Desse total, 110 pertencem ao quadro de servidores ativos do Poder Executivo, sendo 107 civis e três militares. Também continuam irregulares 114 inativos sendo 102 civis aposentados e 12 militares da reserva remunerada ou reformados. Entre os pensionistas, 82 civis e 12 militares permanecem inadimplentes.
Integrantes dos outros poderes, dois se encontram irregulares, sendo um do Legislativo e um do Judiciário, ambos ativos. Em se tratando do Executivo, segurados que permanecem irregulares estão divididos entre civis 105 ativos, 102 aposentados e 82 pensionistas. Já, os militares são três ativos, 12 da reserva ou reformados e 12 pensionistas.
Vale lembrar que os inadimplentes ainda podem se recadastrar, preferencialmente on-line, acessando o site www.censo.ms.gov.br. Os que que tiverem dificuldade de acesso à internet, têm a opção do atendimento presencial, bastando, para isso, dirigir-se à Ageprev (Avenida Mato Grosso, 5.778, bloco 1, próximo à entrada do Parque dos Poderes).
Os segurados que, porventura, se encontram fora de Campo Grande, e não consigam atualizar o cadastro de forma on-line, precisarão fazer prova de vida em cartório ou, para os que estiverem fora do País, em embaixada ou consulado brasileiros. O envio dos documentos deverá ser feito por meio dos Correios na modalidade de Aviso de Recebimento (AR). Após conferidos os documentos e concluída a regularização, será necessário aguardar até dez dias para a liberação dos vencimentos. (30/10).
Waldemar Hozano – Assessor de Comunicação – Ageprev