O Governo de Mato Grosso do Sul por meio da Secretaria de Administração (SAD) e a Agência de Previdência Social de Mato Grosso do Sul (Ageprev) prorrogara os atendimentos presenciais em oito municípios. A próxima cidade da lista será Jardim, com o início das consultas nesta terça-feira (18).
A meta é atingir o maior número possível de servidores, aposentados e pensionistas para que haja menor evasão na realização do recadastramento. A equipe está atuando na Escola Estadual Pedro José Rufino, localizada na Rua Professor Antônio P. Pereira, 570, na Vila Angélica.
O Censo é obrigatório, em cumprimento a uma Lei Federal, que institui que a cada cinco anos é necessário atualizar as informações dos servidores. Com foco na atuação inclusiva, digital e verde, o Governo do Estado modernizou a metodologia do recadastramento de dados, que neste ano ocorre on-line, o que assegura mais proteção aos dados, agilidade e eficácia do processo.
“Percebemos a necessidade de retomar a atuação dos polos presenciais para ampliar o acesso do público-alvo à campanha e por isso, vamos realizar nova rodada de atendimentos. Solicitamos que os servidores, aposentados e pensionistas realizem o recadastramento para que não corram risco de perder seus benefícios”, comenta o diretor de Gestão da Informação, João Ricardo Dias de Oliveira.
Quem deve realizar o Censo
A atualização cadastral é obrigatória para os seguintes públicos: segurados, dependentes, aposentados e pensionistas dos órgãos, das autarquias e das fundações do Poder Executivo, dos Poderes Legislativo e Judiciário, do Ministério Público, do Tribunal de Contas e da Defensoria Pública vinculados ao RPPS/MS (Regime Próprio de Previdência Social); militares estaduais, ativos, da reserva remunerada, reformados, dependentes e pensionistas vinculados ao SPSM/MS (Sistema de Proteção Social dos Militares) e servidores ativos que estejam cedidos, em autorização de exercício, em designação de exercício, a qualquer título, independentemente do destino, licenciados, afastados ou que, por qualquer motivo, estejam ausentes de suas atividades.
Como realizar o Censo
Para assegurar a eficácia e agilidade do recadastramento, assim como em conformidade com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), o Censo Previdenciário deve ser realizado, preferencialmente na modalidade on-line, por meio do site: www.censo.ms.gov.br. Neste portal há todas as informações, documentação necessária e passo-a-passo para realização do envio de dados de forma simples e segura. O período de atualização cadastral encerra em 28 de abril de 2023.
Para o caso de dúvidas há ainda o atendimento pelo telefone (67) 4042-1007 ou WhatsApp (67) 99630-7481.
Fonte: Inez Nazira, estagiária SAD