A atualização cadastral de segurados da Ageprev tem evoluído diariamente, entretanto de forma bastante lenta. Tanto é que de acordo com levantamento realizado na segunda-feira, 28 de agosto, 570 permaneciam inadimplentes e, consequentemente, com os vencimentos bloqueados, e esse número verificado hoje (30.08) é de 547, ou seja, 23 beneficiários se regularizaram a respeito do Censo Previdenciário.
Com isso ainda existe 123 cadastros pendentes de servidores ativos civis. Se levarmos em consideração a quantidade total de servidores civis (31.598) concluímos que restam 0,39% sem atualizar o cadastro, enquanto, em relação aos militares, também ativos, de 6.221, apenas três, ou 0,05%, não regularizaram.
Entre os aposentados (21.065) civis, 191 ou 0,91% do total, não atualizaram os dados. Já, em se falando de militares da reserva remunerada ou reformados, 29 permanecem irregulares, representando 0,66% do total. No universo de segurados, beneficiários da Ageprev, há que se considerar, também, os pensionistas que perfazem um total de 4.663, divididos em 3.510 civis e 1.153 militares. No primeiro caso há, ainda, 166 (4,73%) inadimplentes enquanto no segundo são 35 (3,04%) que não atualizaram seus dados.
Após a regularização cadastral o segurado terá de esperar até dez dias úteis para sua remuneração ser liberada na conta. O cadastramento continua aberto e poderá ser feito, preferencialmente, “on line” acessando o site www.censo.ms.gov.br, de onde estiver. Há, também a opção de atendimento presencial. Para isso é necessário se dirigir à Ageprev (avenida Mato Grosso, 5 778, próximo à entrada do Parque dos Poderes).
Os segurados que não conseguirem on-line e que não estejam em Campo Grande, precisarão fazer prova de vida em cartório ou embaixada brasileira, quando estiver fora do país. Observa-se que o envio dos documentos deverá ser feito por meio dos correios na modalidade de Aviso de Recebimento (AR).
Waldemar Hozano – Assessor de Comunicação – Ageprev