Apesar da procura de segurados do RPPS/MS no sentido de atualizar o cadastro no Censo Previdenciário, 418 permanecem em situação irregular e, consequentemente, com salários suspensos. O Censo é uma exigência legal, e os inadimplentes ficam impossibilitados de receber seus vencimentos líquidos, o que só passa a ocorrer normalmente em até dez dias após a atualização dos dados cadastrais, entretanto, os consignados – plano de saúde, empréstimos entre outros – são pagos normalmente.
O levantamento mais recente, realizado nesta segunda-feira (18.09), demonstra que 119 servidores ativos, entre os quais 116 civis e três militares ainda não atualizaram os dados. Na mesma situação se encontram 146 aposentados (civis) e 24 militares reformados ou da reserva remunerada. Os pensionistas são 109 civis e 20 militares.
Os segurados que desejarem regularizar o cadastro podem fazê-lo, preferencialmente na modalidade on-line, acessando o site www.censo.ms.gov.br. Aqueles que tiverem dificuldade de acesso à internet, têm como opção o atendimento presencial, bastando dirigir-se à Ageprev (Av. Mato Grosso, 5.778, próximo à entrada do Parque dos Poderes).
Os segurados que estão fora de Campo Grande e que não conseguirem se recadastrar de forma on-line precisarão fazer prova de vida em cartório ou embaixada brasileira, quando estiver fora do país. O envio dos documentos deverá ser feito por meio dos correios na modalidade de Aviso de Recebimento (AR). Após conferidos e constatada a regularização, será necessário aguardar até dez dias para a liberação dos vencimentos.
Waldemar Hozano – Assessor de Comunicação – Ageprev